Skip navigation

bbb9

VIDA REAL OU REALIDADE INVENTADA???

Assistam ao vídeo:

http://www.vimeo.com/3478132

 

O Big Brother começou na Holanda em 1999 e fez tanto sucesso que hoje é televisionado em cerca de 20 países (para conhecer melhor a origem do Big Brother: http://www.trocistas.com/index.php/2009/01/17/big-brother-a-historia-que-ninguem-sabe/). Mas a ideia de reality show é antiga. Para muitos especialistas o homem sempre teve um pouco de voyer. Acompanhar a vida de pessoas comuns, conhecer suas intimidades, os limites do homem, seus problemas e seus romances chama atenção dos telespectadores que se envolvem a ponto de sentir que conhecem os participantes e de torcer fielmente para seu preferido. As pessoas sentem raiva, choram e dão risada assistindo ao programa. Essa proximidade entre a emissora e os telespectadores resultou no enorme sucesso do programa. Tanto é, que o BBB está no ar na Rede Globo desde 2002 e é um líder de audiência da emissora.

Reality show, pela origem da palavra, deve ser um programa que mostre a vida real. Deve ter pessoas, histórias de vida e situações reais, e não personagens ou ficção. Mas é um SHOW da vida real, onde tudo é espetacularizado e cheio de glamour. Esquecendo a discussão sobre a veracidade do programa, se é tudo armado, se as falas são decoradas, se as eliminações são manipuladas, enfim todas as dúvidas já bem conhecidas, o programa não é real. Independente das pessoas agirem naturalmente ou não, as situações vividas lá dentro não são reais. Na vida real, nós não estamos presos dentro de uma casa, não temos que enfrentar provas de resistência para sermos líderes, não temos que eliminar um colega, e não vamos ganhar 1 milhão no final. Claro que tudo isso pode se encaixar na vida real como metáforas, mas a realidade do BBB é criada pela televisão, é uma realidade que só existe lá. É o que Muniz Sodré chama de ethos simulado.

A televisão “[…] cria uma outra realidade e amplia sua própria realidade, onde o indivíduo imerge. Então não é apenas a questão do efeito de conteúdo que está em jogo. O que está em jogo ali é uma administração do tempo do sujeito, administração das consciências, a criação de uma vida vicária, substitutiva.” – Muniz Sodré.

 

sofa-big-brother-bbb1

Presente nos lares de mais de 90% da população, a televisão tem uma responsabilidade com aquilo que transmite. A TV precisa ser ética e passar mensagens verdadeiras e informações relevantes que levem conhecimento ao telespectador. Mas hoje a TV é mais um produto, uma empresa do que uma ponte entre a informação e a população. A ética e a moral acabam, quase sempre, em segundo plano. Claro que essa discussão é muito mais complexa e a ética muitas vezes é uma questão de ponto de vista. Mas o fato é que o Big Brother é um programa que gera muita polêmica sobre a credibilidade da TV. Para muitas pessoas o Big Brother é um absurdo. Expor as pessoas daquela maneira, por mais que elas aceitem estar ali, é considerado uma apelação da emissora, um sensacionalismo. As novidades do BBB 9, como a casa de vidro e o quarto branco foram muito criticadas. Alguns acharam interessante e consideraram que isso deu mais emoção ao programa que já estava ficando sem graça. Mas para muita gente isso foi o extremo da apelação para conquistar audiência. Tanto que, a novidade dessa edição, o quarto branco, responde a processo, por ter sido julgado desumano. A casa de vidro é a exposição de pessoas como se fossem animais que precisam fazer graça para os espectadores, para outros é apenas uma brincadeira divertida e curiosa (centenas de pessoas passaram dias inteiros ao lado da casa de vidro observando os participantes). Além disso, muitas pessoas acusam o BBB de preconceito e discriminação, pois excluem os negros (só tem um participante por edição), os gordos, os deficientes, etc.

O Big Brother é, sem dúvidas, um programa de entretenimento e ninguém tenta contestar ou esconder isso. Mas até o entretenimento deve passar uma mensagem, deve transmitir conteúdo. Há quem acredite que o BBB é uma incultura que não acrescenta nada, mas tem que pense o contrário: que é sim cultura afinal mostra a vida real de pessoas comuns e com diferentes valores e costumes.

 

Multidão ao redor da casa de vidro.

Multidão ao redor da casa de vidro.

“A cultura é menos a paisagem que vemos do que o olhar com que a vemos.” – Martin Barbero.


E ai? O que você acha do Big Brother? É ético? É a realidade? É cultura? Dê sua opinião. Comentem!!!!!

 

Anúncios

54 Comments

  1. O programa Big Brother Brasil é característico de ao mesmo tempo de agregar milhares de fãs, também consegue juntar diversos inimigos.
    Na minha opinião, sempre achei que fosse tudo verdadeiro e real, no entanto, vi alguns documentários e pessoas falando que tudo era “combinado”. No entanto, sendo realidade ou invenção o bbb consegue prender atenção de um grande número de pessoas.

  2. O BBB só prendeu minha atenção durante a 1º edição, isso por pura curiosidade. Agora, com esse formato desgastado, já não há inovação suficiente. Quer dizer, eles tentam umas idéias tipo o quarto branco, a casa de vidro, mas, sério, de que adianta? Tá na cara que é um puta programa babaca e sem conteúdo, não tem como escapar do que ele nasceu pra ser. Pau que nasce torto não se indireita.
    E não dá pra discutir a ética praticada nesse programa, pq a única que essa produção conhece é a de ganhar audiência a qualquer custo.

  3. Eu acho que o BBB não pode representar uma realidade. Tem alguém pobre favelado? Tem alguém que acorde às 4h30 diariamente pra ir trabalhar? Não. Então não é real. É um programa que reúne pessoas bonitas e que conhecem pessoas famosas…só isso. Além disso, não concordo com a exposição a qual os participantes são submetidos. É humilhante você não poder tomar banho sem uma câmera de vigiando ou ficar dentro de uma casa de vidro como se fosse um produto…o BBB mostra que aquelas pessoas são produtos de mídia e não pessoas normais, por isso é que não podemos dizer que mostra a realidade das pessoas!

  4. O Big Brother é muito criticado aqui no Brasil, mas as pessoas ficariam chocadas ao ver como é o programa em outros países. Lá fora, tudo é muito mais liberal. As brigas e os relacionamentos são muito mais intensos. Aqui tem alguns links que falam sobre o programa em outros países. O mais interessante é como as versões do programa que apesar de terem o mesmo objetivo e a mesma base se adaptam de maneiras diferentes à cultura de cada país. E pra quem quiser dá pra ver vídeos do Big Brother em outros países no You Tube.

    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090123123546AAucHf8
    http://babado.ig.com.br/bbb9/noticias/2009/01/19/bbb9+sexo+rola+solto+em+outros+paises+milena+diz+que+tambem+faria+3466981.html
    http://blogtelevisual.com/2009/02/02/especial-big-brother-as-aberturas-e-as-marcas-das-versoes-australianas-parte-1/
    http://www2.virgula.com.br/virgulando/interna.php?ID=56162

  5. Eu acredito que na verdade o objetivo do programa é conquistar audiência e não passa disso. Eles fazem de tudo, apelam de todo jeito e de maneira alguma aquilo é vida real. Com certeza, o diretor está por trás de tudo e é ele quem dá as coordenadas. As pessoas provavelmente não brigam de verdade. Pra mim, é tudo combinado. E não tem nada de cultural nisso! Ninguém aprende nada assistindo esse programa, só tempo!

  6. Eu li o link a respeito do BBB japonês, achei muito interessante! e bem diferente também!

  7. Eu não acho que BBB seja nem ético, nem realidade, nem cultura, mas devo admitir, eu assisto. Querendo ou não a gente sempre acaba querendo saber o que tá acontecendo “na casa mais espiada do Brasil”. Eu acho que é uma coisa do ser humano querer saber o que acontece com as outras pessoas ainda mais quando elas estão expostas para todo um país e a gente finge que acredita que tudo aquilo é reality, que o casalzinho engraçado está apaixonado, que a vovozinha é boazinha, O favorito a ganhar que a gente já conhece desde o primeiro dia por preferencias claras do programa, e por aí vai, o ser humano tem disso. deve ser pra fugir da própria realidade. A tv serve um pouco pra isso, principalmente no Brasil, para alienação, por isso novelas fazem tanto sucesso, mas ultimamente pra não ser uma coisa muito boba, os autores de novela vem colocando temas de cunho social para ver se as pessoas absorvam também a realidade, já que as pessoas não se aprofundam muito em um certo assunto pelos telejornais por exemplo, pq também eles não dão essa chance, é tudo superficial. Na minha opinião, BBB é só mais uma forma de alienar as pessoas e de quebra ganhar um dinheirinho, e bota dinheirinho nisso. E bora dar uma espiadinha!

  8. Achei esse texto bastante interessante, leiam…

    Big Brother Brasil: Vergonha e Indignação

    “Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis?

    Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.

    Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo santo dia.

    Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

    Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados.

    Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.”

    (Daniela Baracat Samara)

  9. Aqui vão alguns links do youtube de
    big brothers de outros países! Vejam e comparem com o brasileiro! Seria mais “real”?




  10. Reallity show agora está na moda. Quem deu o primeiro impulso realmente foi o Big Brother, mas hoje em dia já existem milhares de programas com o mesmo formato, especialmente fora do Brasil. Vida de modelo, disputas por um solteiro (a), cotidiano de familias famosas ou simplesmente ricas, viagens, conflitos e aventuras de jovens hedonistas; tudo isso está sendo televisionado porque há público para assistir. Acredito que a TV se inseriu num paradoxo: ao mesmo tempo que quer refletir a realidade do jeito que ela é, acaba maquiando-a e enfeitando-a a gosto do público curioso que está cansado da sua própria realidade. Estamos na verdade á procura de uma vida alternativa á nossa e a TV vem para satisfazer esse nosso desejo.

  11. O BBB é um programa de muito mal gosto.Além de ser uma afronta ao intelecto o programa se mostra altamente manipulado.
    O quarto branco é o símbolo do toda a falta ética global.Retrata uma tortura psicológica como um espetáculo.
    É uma falta respeito!
    não vejam essa droga.

  12. Eu adoro Big Brother. As pessoas criticam mas sempre assistem! Eu não tenho vergonha de dizer e não acho que tô perdendo tempo como eu li em um dos coments aqui..Eu gosto de ver sim pq é uma coisa diferente na tv, sou até meio viciada. Até gravo se eu tiver que sair de casa e perder! Acompanho pela internet e assisto todos os dias! Não é algo que me acrescente culturalmente, mas e daí? Todo mundo tem direito a um pouco de entretenimento na vida!

  13. Sou totalmente contra esse programa. Acredito que ele deveria ser banido da televisão brasileira. É uma vergonha para o Brasil.

  14. Pois é. Todo mundo fala mal. Big brother tem parte de vida real mas também é realidade inventada. Muita coisa ali eles encenam porque alguém por trás ta ali cobrando deles. Mas também não é o tempo todo. Por mais que eles finjam ser o que não são e inventem personagens, por serem filmados 24 horas, acabam sendo o que são realmente. Então, eu acredito que existe um misto dessas realidades. Não acho idiota parar para assistir. Cada um sabe o que faz. Não é porque vc assiste o programa que vai ser menos intelectual por isso. Basta que você, como disseram aqui, não seja um viciado. Big Brother deve ser aquele programa que você assiste por curiosidade e não precisa virar mania. Querendo ou não, todo mundo é curioso e todo mundo acaba espiando. Cada um faz seus julgamentos sobre as pessoas e, com certeza, a globo faz uma edição que favorece um herói e cria um vilão. Cabe a cada um decidir se assiste ou não, é um programa de entretenimento e ninguém que tenha sua personalidade formada vai se tornar um fútil por assistir alguns episódios.

  15. Em minha opinião, o BBB sempre foi um programa só para passar o tempo. Mas querendo ou não ele influencia na vida das pessoas, sim. Muitas delas não saem de casa antes de dar “aquela famosa espiadinha”. Não vou ser cínica e dizer que não assisto, que seria mentira. Mas consigo enxergar o programa com uma visão um pouco diferente. Como em todos os programas, o BBB tem um editor. Ele é quem faz o programa (de acordo com a intenção do diretor, é claro!). Essa figura monta a imagem das pessoas que estão lá dentro. Essas mesmas pessoas que saberiam que poderiam passar por situações constrangedoras. Mas infelizmente, hoje em dia, as emissoras fazem de tudo em nome da audiência. A Tv não é mais aquele canal de informação entre o telespectador. E é por esses, e por outros motivos, que esses programas fazem sucesso.

  16. É óbvio que o BBB é cultura, pode não ser cultura erudita, mas faz parte do cotidiano de milhares de pessoas que todas as noites sentam-se em frente a tv à espera de um novo acontecimento, uma nova decisão, gera comentários, roda de conversas… É óbvio que ele faz parte da cultura!! E portanto, não deve ser menosprezado… Por mais que o formato não agrade uma parte da população, temos de considerar o número massivo de pessoas que esperam ansiosamente por ele.
    E como tal, ele merece ser discutido, sim! A questãpo não é assistir ou não, gostar ou não, a questão é que esse programa continua a desempenhar um papel de sucesso na tv brasileira e merece ser estudado, analisado em vez de ser submetido à superficialidade do discurso de quem julga o tipo de pessoa que o assiste ou não.

  17. http://www.telehistoria.com.br/revista/anteriores/fevereiro2007/reportagem01.htm
    deem uma lida nesse texto, ele fala um pouco sobre o porquê do sucesso do BBB, é bem legal vale a pena ler.

  18. Eu acredito que o BBB é mais um programa desses que enchem a televisão hoje em dia. É puro entretenimento. Se você coloca na Luciana Gimenes, assiste a outro exemplo disso. É o que a televisão brasileira oferece. E não acho que seja sempre ruim. Há vários tipos de programação. Não acredito que o cidadão que trabalhou o dia todo, quando chega em casa e assiste ao jornal, procura depois saber da história dos aborígenes australianos, em outro canal. Claro, pode ser super interessante saber disso, mas às vezes, tudo o que se precisa, é de algo leve, que não exija atenção… e sim entretenimento. No BBB, acho que a questão da ética fica por parte da edição. É muito fácil manipular imagens e fazer montagens, dedicatórias, etc. pintando a característica ou defeito que quer ser ressaltado ou escondido nos participantes. Mas acho que quem aceita participar de um programa desses está suscetível a esse tipo de coisa. Agora, acho muito difícil falar se a forma como os participantes agem, sem a edição, é ética ou não. Acho que são humanos e isso é uma luta constante. A única diferença é que eles são julgados a todo momento. Acho que a ética se modula conforme situações. Precisa haver um equilíbrio, pois há também questões de honra, não apenas de ética.

  19. Assisto ao BBB, pois acho que todos merecem um momento de entretenimento. Nem sempre vc precisa só assistir documentários, programas educativos…todos merecem dar um pouco de risada e descontrair-se!

  20. REALIDADE INVENTADAAAA!!!
    ACHO TUDO UMA MENTIRA!

  21. Acho que acrescenta muito pouco às pessoas. É muita discussão para pouco conteúdo. O fato de ter audiência creio que seja por falta de opção. Televisão assim como futebol são baratos, fazem pouco convite à reflexão. É lamentável. Acho que mais uma vez a televisão presta um deserviço à população.

  22. Fiquei abismada hoje, quando li na Folha de São Paulo, que a Globo faturou este ano, 280 milhões com o Big Brother Brasil. Segundo a matéria, o BBB faturou 55% a mais que o ano passado, principalemnte pelo merchandising. O valor de 280 milhões equivale ao rendimento anual da REDE TV!!! Realmente de se chocar. O link abaixo é o da matéria. Bem interessante. O BBB gostou tanto dos patrocínios que até mesmo adiou o término do programa de 31 de março para 7 de abril.
    Não deixem de ver:

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u532713.shtml

    E vocês o que acham desse lucro da Rede Globo com o programa?

  23. Eu acho uma puta jogada, já ta meio batido, mas as pessoas nao cansam de ver porque gostam de xeretar. Já cansou, enjoou mas é um puto investimento da globo fazer todo ano o programa. Eu participaria fácil do programa. Por que? Por experiencia diferente, vc ganha mta grana depois, sai um pouco da rotina. Certeza que eu participava.

  24. Eu tb participava faciiiiiil hahah

  25. O BBB faz sucesso em termos de audiência porque o brasileiro de modo geral se vê retratado nos personagens do programa. Cada uma das pessoas lá dentro tem um pouco a ver com cada brasileiro. Assim como as velhinhas gostam da nana pq sao velhinhas e as funkeiras da Priscila, por exemplo. A casa é projeção da sociedade brasileira e por isso cai no gosto das pessoas. É óbvio que tem potencial de investimento, estão cientes deste tipo de sucesso. Basta ver os índices de audiência. A tendência é cada vez mais o faturamento ser maior porque com o passar do tempo vai se tornando uma novela. O BBB está se tornando uma novela que dura de janeiro a abril num horário super nobre! Na minha opinião, as empresas não perdem tempo e torram grana mesmo. O retorno tem sido muito grande e não me espanto com esse tipo de notícia porque a Rede Tv é pobre em termos de atrativos.

  26. Bom na verdade eu acho que o BBB é uma mistura de vida real e ralidade inventada. Não tem como falar que o que os seus participantes vivem não é real, que eles estão “fingindo” o tempo todo, que é tudo programado. Mas é claro que a Globo manipula de alguma forma o programa. Essa ultima edição é um exemplo de como a emissora “criou” situações de conflitos para, dessa forma, tornar a atração mais emocionante e atraente.
    Temos que admitir que o público, na sua maioria, gosta de ver brigas, discussões, namoros, bebedeiras, por essa razão o programa tem tamanha audiencia. Que alias, se não fosse tão significativa, não deixaria o BBB no ar durante tantos anos.

  27. Eu adoro BBB, mesmo sabendo que aquilo não é real, e muito provavelmente tudo é combinado e articulado. Mas mesmo assim acho que é um programa para assitir quando você não quer pensar em nada. Infelizmente é isso que o brasileiro quer fazer quando ve TV. Acho que o entretenimento deve ter um pouco de cultura tb, no caso do Big Brother não vejo como ter cultura nesse programa, apenas consigo entender melhor a cultura do nosso país afinal o bbb é líder em audiencia na TV. Se o programa fosse natural, as pessoas entrassem lá e tivessem total liberdade para fazer e falar o quiser e tivessem que ser elas mesmas ai acho que seria cultura pois estariamos vendo pessoas comuns agindo em diversas situações reais. Bom gostei muito dos links dos big brothers em outros países. Realmente muito legal ver como o programa se adapta a cada cultura e como dá certo em todas elas. Eu li uma reportagem esses dias e vi que o bbb não deu errado em nenhum país, deu audiência em todos os países que foi transmitido. E pra quem achava que aqui o bbb era sensacionalismo, bom é só ver esse links para ver que aqui a globo até que é bem comportada.

  28. Eu acho que realmente a globo planeja tudo porque pensa: um programa daquele mesmo que tenha pessoas palhaças ia acabar sendo parado. A Globo age por trás de tudo pra elevar a audiência ou vc acha que aquilo ia ter vida se não fosse a imaginação do boninho? As pessoas não tem o que fazer o dia inteiro! Então, eles inventam a casa de vidro, o quarto branco que é pra chamar atenção, surpreender! Senão, ninguém assiste!!! A produção colocou dois novos participantes pra que?? Pra criar confusão, óbvio! O programa só existe porque a globo tá ali, organizando, fazndo festa e colocando o capital inicial pra fazer showzinho!!!

  29. O programa BBB é uma falsidade. Mas como eu não acredito mais na rede de tv aberta realmente não me surpreende. Programas como esse, Pânico e aquele da Luciana Gimenez são realmente tristes. Uma pena para a televisão brasileira. Mas para tanta futilidade até que a globo conseguiu fazer um programa ruim render bastante pra ela.

  30. Eu concordo com o que a maioria das pessoas disseram aqui mas não sou tão radical a ponto de achar que é falsidade e que não é cultura. É cultura sim, como disse a Cíntia lá em cima. Quem assiste está em contato com as pessoas que vê na telinha e assim como o Rodrigo Furlan, também disse aqui, acredito que o BBB é como uma novela. Assim como a novela Caminho das Índias faz com que, por exemplo, venda de utensílios indianos aumente, o Big Brother também pode influenciar seja nas roupas, nas músicas, e claro, incentivando as pessoas a comprarem as marcas divulgadas!!! Aquelas festas são justamente pra isso!! Vai dizer que quem não vê um celular da vivo de repente não fica interessado? É como um comercial de tv. E funciona muito! Bom para as empresas e para a globo que só FATURA!

  31. Gostei muito da discussão do blog, é realmente difícil de entender como o bbb faz tanto sucesso e é um tema que deve sim ser discutido. Odeio quando as pessoas dizem: ah eu não assisto big brother acho uma perda de tempo, mas ai vc pergunta e elas sabem o nome de todos os participantes. Acho que nós devemos sim assitir porque se as pessoas gostam tanto nós devemos ao menos conhecer. E o programa é divertido, é bom assitir, mas claro se vc esquecer que tudo aquilo é combinado de acordo com a audiencia. O texto que vcs postaram é bem legal e o vídeo também. Para mim o bbb é uma realidade inventada pela TV. Aquele mundo só existe na tv, não é real. Quanto a questão ética acredito que a Globo faz sim alguns exageros para conquistar audiência. O quarto branco e a casa de vidro são apelações por essa conquista, que ficaram mais do que claras. Eles expõem a imagem das pessoas de maneira anti-ética. Claro que quem ta lá aceita isso pois a Globo tem dinheiro e compra aquelas pessoas. Não entendo como um jornalista inteligente como Bial se uniu a um programa com ideias como essas. Para mim é uma decepção e ele perdeu a credibilidade como jornalista.

  32. Gostei muito do blog de vocês. Depois de ler o texto que vcs postaram eu acredito que o programa é uma realidade inventada. Mas acho que tudo na TV é inventado. Não que seja mentira, mas é uma outra realidade. Até mesmo o jornalismo. A cobertura de festas, de esportes e de eventos, não mostra a realidade do que acontece lá, pois quando as câmeras de TV ligam as pessoas se comportam de maneira diferente. Então acho que na TV tudo é feito para ser espetáculo, como vcs falam no texto, tudo tem mais glamour que na vida real. Mesmo se um lugar estiver chato a produção da TV dá um jeito de mostrar um lugar animado na frente das câmeras. Acho que essa é a graça da TV. É um mundo diferente, e bem mais interessante que o nosso. O único problema é que isso pode confundir as pessoas, quanto ao que é real e o que não é.

  33. Eu acho que muitas coisas são manipuladas, eles colocam propositadamente pessoas como se fossem “personagens” porque sempre tem alguém que é vilão, a formação de um casal, um bonzinho, etc. Eles prezam muito a audiência sim, inclusive até pedem pras pessoas fazerem certas coisas ou colocam mais bebidas em uma festa para estimular que as pessoas se soltem e causem.

  34. Gente achei esse link bem legal, é uma entrevista com o inventor do Big Brother:

    http://epoca.globo.com/edic/20020318/entrevista.htm

  35. ISSO É TUDO COMBINADO ANTES, NÃO SEI COMO TEM ESSOAS QUE PERDEM SEU TEMPO VENDO AQUELA IMORALIDADE, A REDE GLOBO DEVERIA UTILIZAR SEU TEMPO TÃO PRECIOSO COM COISAS CONSTRUTIVAS, PROVEITOSAS, GASTAR DINHEIRO COM UM BANDO DE DESOCUPADOS E OS TROUXAS ASSISTINDO E TORCENDO. TENHA DÓ

  36. eu já tinha visto essa reportagem mas por esse vídeo:

    é um absurdo mesmo. Acho que independente de ser ou não cultura, ser ou não real ou ético, o mais absurdo é que eles ganham tanto dinheiro assim que podia ser usado pra fazer tantas coisas boas pelo nosso país…e a ideia poderia ser usada para algo bom, proque nao reverter essa renda para instituições. O problema é que eles sao muito ambiciosos. O bbb não tem nenhum custo para a emissora pois é gravado dentro de uma casa e nao requer equipamentos sofisticados. Eles poderiam ficar com o dinheiro só do ultimo paredai por exemplo que ja teriam condições de pagar tudo que gastaram com o programa e de pagar o vencedor e ainda teriam lucro.

  37. O BBB eh um produto televisivo feito unicamente e exclusivamente para o lucro da TV Globo. Isso eh claro. Nem tudo que a TV transmite deve ser considerado culto. O BBB eh um programa que diverte o receptor e brinca com suas fantasias e desejos internos. A TV deve ter de tudo, assim como ela eh, o que esta em jogo eh o nivel de conscientizacao e maturidade da populacao, para que ela possa distinguir e classificar as trasmissoes televisivas. E assim, saber o que eh cultura, interessante e util. Para nos, estudantes de Jornalismo, eh muito facil falar mal ou bem do BBB. Mas eh fundamental conhecer um pouco de tudo, mesmo que seja sobre programas tidos como “incultos”, como o BBB eh encarado.

  38. Sou formado em Rádio e tv pela cásper e trabalhei no sbt na época da Casa dos Artistas. Se vocês forem ver, foi lá que tudo começou. Mas hoje quando assisto ao BBB, percebo o quanto o reality show mudou. Não só por ser outra rede de televisão, mas a globo investiu demais na melhora do programa que há alguns anos tinha perdido audiência. A criatividade da produção ao criar a casa de vidro, o quarto branco, entre outras diferentes novidades, chama muita atenção e arrecada um número ainda maior de telespectadores. Só tenho mesmo que admirar o trabalho da produção. Se na Casa dos Artistas já era bem difícil e cansativo imagina o que essa equipe não tá ralando. Mas é claro, também estão ganhando muita grana. Reality show é muito interessante, mas com certeza, a emissora influencia. Sem dúvida! O que vai pra edição é muito bem selecionado e pensado antes.

  39. Bom, não acho que o BBB seja real e sim mais um programa com ações já escritas.Uma parte da cultura inútil da televisão brasileira, como se fosse uma novela, onde as pessoas ficam esperando o próximo capítulo com intrigas, romances e humor.Mas mesmo pensando assim, sou uma daquelas que não quer perder nenhum dia.

  40. Realidade? dificil definir essa palavra pra muitos realidade é tudo que TV já para outros não. Partindo desse principio no meu ponto de vista de realidade não nada, ali as pessoas tem comforto, comida a vontade, academia, enfim, todo tipo de mimo. Falar de ética num jogo onde as pessoas estão disputando muito dinheiro, cada um faz aquilo que acha de acordo para ganhar o prêmio, ou seja, é dificil fazer esse tipo de julgamento. Essa edição passou por diversas alterações umas boas, outras ruim, outras equivocadas o certo é que para ganhar audiencia Boni e sua trupe usam diversar artimanhas para que cada vez mais possa cair no gosto popular.

  41. O bbb é muito legal, cara. Naum intendo pq tem tanta gente q fica criticano. Eu vejo sempre, acho a priscila muito gostosa e as festas são muito iradas.

  42. ASSISTO BIG BROTHER E ADORO MESMO. ACHO O MÁXIMO AS FALAS DO BIAL NAS ELIMINAÇÕES. PRINCIPOALMENTE ONTEM QUANDO ELE FALOU DOS PRECONCEITOS. GENTE, VCS JA PARARAM PRA PENSAR QUE SEMPRE TEMOS PRECONCEITOS EM RELAÇAO AS PESSOAS ANTES D CONHECERMOS? É A MAL IMPRESSÃO. O TEMPO PASSA E MUDAMOS DE OPINIÃO. É O QUE ACONTECE NO BBB E TB NA VIDA REAL NOSSA. POR ISSO Q PRA MIM O BBB REPRESENTA MESMO A REALIDADE DO DIA A DIA

  43. Acho que há uma linha muito fina que separa o que é vida real e o que é realidade inventada no BBB. Para começar, os participantes não são escolhidos tão ao acaso assim. A maioria deles tem algum tipo de contato com a Globo e, obviamente, a produção traça um perfil dos futuros participantes – então eles já procuram alguém para agitar nas festas, alguém para causar polêmica, já preveem possiveis casais que se formarão ao longo do jogo, etc. Isso é um método para tornar o programa mais interessante e conseguir mais audiência, é claro.
    A Globo já condiciona o rumo do jogo, como por exemplo nessa nova edição, na qual a casa foi separada em lados A e B. E é óbvio que a edição é feita para padronizar ainda mais os “personagens”. No entanto, acho que o que acontece na casa, as atitudes tomadas pelos jogadores, as conversas e possíveis brigas que ocorrem lá dentro não são premeditadas. Acho que os jogadores, mais cedo ou mais tarde, acabam mostrando suas personalidades lá dentro – isso já seria uma parte da vida real. Mas, precisamos sempre lembrar que é uma “vida real” que foi CONDICIONADA!
    Então, aí vai mais uma pergunta: BBB: vida real, realidade inventada, ou realidade condicionada?

  44. Acredito que a partir do momento que as pessoas sabem que estão em rede nacional e são televisionadas 24h por dia, já fica difícil deixar a naturalidade tomar conta. Todos tem um papel lá dentro. Todos montam personagens. Mesmo que não o façam de caso pensado, as edições fazem por eles. Os participantes têm consciência que lá nada é verdadeiro, então impossível falar em realidade, mesmo que seja um programa sobre a “vida real”
    Quanto a ética, difícil dizer. Quem está lá dentro sabe no que está se metendo, assinou um contrato com inúmeros deveres e compromissos, e imagina que nada será igual a antes quando deixar a casa. Não sei que tipo de ética analisar já que as pessoas que estão na casa o fizeram por conta própria, e a partir daí se entregaram nas mão de Deus, ou melhor, de Boninho.

  45. gente…deem uma olhada nessa notícia divulgada no site uol que tem tudo a ver com a discussão:
    http://televisao.uol.com.br/bbb9/ultimas-noticias/2009/03/31/ult6952u5472.jhtm

  46. Depois da final de ontem ficou claro que o BBB nao é realidade e nem cultura e nem ético. Primeiro que ficou claro que aquilo foi manipulado, nas pesquisas de sites a Priscila que estava ganhando e de repente o Max ganha, ai eles falam que foi por 0, 000001% só pra nao parecer que foi armado. Totalmente anti-ético e realidade inventada. Aquilo nao era sincero e o Max nao foi sincero na casa mudou varias vezes de personalidade, impossivel falar que esse programa seja real. Digo que nao é cultura tb porque na boa o que me acrescenta isso? é só um programa de ficção como uma novela, mas na novela pelo menos as pessoas sabem que é ficção e os autores passam mensagens interessantes, falam de assuntos importantes, aborto, homossexualismo, drogas, etc, ja o bbb na boa nao acrescenta bosta nenhuma.

  47. é claro que é cultura, os participantes sao pessoas comuns e ensinam como conviver com outros e mais paciencia. e pra mim nao tem nada combinado nao….ate parece que eles iam conseguir fingir o tempo todo, nao tem como. eles sao eles mesmos la e eu adoreeeeeeeeeeeei que o MAX ganhou, pporque ele sempre foi o mais sincero.

  48. bbb eh mo palhaçada, soh assistia pra ve a priscila pq ela é gostosa mais o programa eh ridiculoooo
    nao acrescenta nd pra ninguem e soh mostra aquilo que as pessoas querem ve..eles inventam td la dentro ctz q eh td combinado….

  49. Eu acho que o programa tem coisas reais e coisas inventadas, a vitória do Max para mim foi manipulada, mas acho que os participantes tem que ser eles mesmos lá dentro. Só acho que já fica claro antes do programa os papéis de cada um, tipo quem vai ser o bonzinho, quem vai ser o mal, quem vai ser a safada, etc, mas acho que eles escolhem de acordo com a personalidade das pessoas. Eu gosto do big brother apesar de achar que exageraram nessa edição com essa história de quarto branco e casa de vidro, mas mesmo assim gosto de assisti.

  50. esse programa eh todo armado…a pri que devia ter ganhadooooo…o max é muito falso…a pri eh guerreira……

  51. Genteeeeee
    fiquei muito feliz que o max ganhou…
    nao vejo a hora de começar o bbb 10…
    eu adoro bbb mas sei que eh um programa de diversao nao acrescenta nada a ninguem….e apesar de ter sido muito triste descobrir isso, eu acredito que o bbb é armado sim.
    eu sempre gostei e torci pelo max, mas eu sei que a maioria das pessoas queria que a pri ganhasse entao pra mim as votaçoes sao mani´puladas, ou seja bbb nao é real e nem etico neh porque isso nao se faz;

  52. Eu nao acho que a votação tenha sido armada. Acho que o Big Bother é um programa de entretenimento sem nenhum fundamento cultural, ou seja, realmente nao acrescenta nada as pessoas. Nao posso dizer que seja realidade, porque como ja disseram aqui ninguem na vida real esta trancado em uma casa cumprindo provas para ser lider e ganhar um milhao. Mas nao acho que seja armação ou manipulação, por um motivo: tem muita gente envolvida com o programa, os participantes, seus familiares, a produção e seus familiares e amigos, seria dificil que todos eles guardassem esse segredo, sempre um conta pro outro que conta pra uma revista e pronto…entao pra mim se fosse armado ja teria saido na midia.

  53. nao viajaaaaaa cara….
    primeiro que varios lugares ja falaram que o bbb é armado e deram como fonte ex-participantes, mas vc nao ficou sabendo ou porque eh desinformado ou porque nao assisti outros canais alem da globo. Eh obviu que na Globo nao fala que o bbb eh combinado neh meu filho. Alem disso mesmo que outros canais mostrem a globo nao deixaria esse assunto ter repercussao e ela pode porque é a maior emissora do pais e tem $$$$ o que muda tudo…ela paga e os outros nao vao prefiri falar mal do bbb do que ganhar um dinheiro neeh


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: